Stayaway COVID - a app e as regras

 Adoramos uma boa polemicazinha, não adoramos? Daquelas em que a sociedade se divide em duas partes e se combate ferozmente pelas suas posições. Somos capazes das maiores ignomínias para defender a nossa posição, até dizer que Deus não foi Deus - esta é, por acaso, muito recorrente. Mau exemplo. 

Anyway, também tenho cinco tostões para dar em relação à conversa do momento: a obrigatoriedade da app stayway COVID. 

1) A criação de uma app que possa ajudar no rastreio e aviso só favorece o resolver da situação. Mas só criá-la ou instalá-la não chega. É preciso que seja usada. Que os tais códigos sejam disponibilizados na hora e que se possam introduzir rapidamente. 

2) A obrigatoriedade de instalação da app parece-me um fail em termos de Comunicação. O tema podia ter sido abordado de uma forma mais colaborativa, do papel de relevo do cidadão comum, etc, etc. Percebo que se tenha querido passar um "ralhete", mas ninguém gosta de o receber. 

3) Mais uma vez, desconhece-se o Portugal profundo onde, em muitos sítios, nem rede de telemóvel há (ou esgotos, ainda infelizmente) quanto mais smart phones ou apps. 

4) Os portugueses têm a obrigação de fazer tudo o que esteja ao seu alcance para contribuir para a redução da COVID 19, inclusivamente instalar e usar a app, se isso também ajudar. Não quer isto dizer que concorde com a obrigatoriedade formal, muito menos com a fiscalização dos telemóveis e ainda menos com multas para quem não cumprir. 

5) Acho muita graça a quem se vem revoltar contra a instalação da app (obrigatória ou não), a propósito da proteção de dados, para as redes sociais. A sério, são uns cómicos. Ainda que involuntários. 

6) Bom senso é o que se pede a todos. Ainda que estejamos cansados, cheios de incertezas e vontade de viver como sempre tínhamos vivido até março. Juízo, minha gente. Sem ele corremos o risco de confinar ainda mais e ver pessoas de quem gostamos (ou nós próprios) ligados a ventiladores ou a ir "desta para melhor". 

7) Lavem as mãos, cumpram a etiqueta respiratória, mantenham a distância de segurança, usem máscara sempre que possível e cumpram as regras da DGS para os vários momentos da vossa vida. 

Cuidem-se e cuidem dos que amam. 

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares