Coincidências

Brevemente, estreia nos cinemas o filme 1917, dedicado à Primeira Guerra Mundial. Estava ontem a ler um artigo sobre isso e deparei-me com um link  para uma página onde estavam os Boletins Individuais dos combatentes.

Sabendo que o meu bisavô materno, de quem teria herdado o nome caso tivesse nascido rapaz, esteve na Grande Guerra, fui espreitar. E como quem procura, acha, achei. Ali estavam quatro páginas sobre o meu bisavô Casimiro Pedro Da Eira.

A informação paralela é preciosa e bate certo com algumas histórias que tinha ouvido contar na família, como por exemplo: que havia um oficial de uma terra próxima que "protegia" os seus conterrâneos, dando-lhes trabalhos menos perigosos, tendo atribuído ao meu bisavô a função de sapateiro, ficando este sossegado num armazém e não tendo ido para a frente de combate.

Descobri, ainda, o nome dos meus trisavós - que desconhecia - e um facto que me emocionou deveras. No Boletim, consta que a data de embarque em Lisboa foi 20 de janeiro de 1917. 103 exactos anos depois, encontrei esta relíquia.

Uma coincidência?!

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares